Um pouco sobre Radiestesia:

Vivemos inseridos num universo que é essencialmente energia pura. Dele "enxergamos uma ínfima parte que, por pequena que seja, nos afeta benéfica ou nocivamente.
Por milênios o homem se esforça para entender essa energia. Uma das formas que encontramos para decifrar e interagir com essa porção energética foi a Radiestesia, que se baseia na capacidade que o homem tem de captar vibrações energéticas, podendo, entretanto, identificar somente as que estão na faixa dos seus cinco sentidos, por este motivo a Radiestesia faz uso de instrumentos que possam AMPLIFICAR estas captações. Ninguém nasce radiestesista, não é um dom. Basta predisposição e muito, muito treino.
A Radiestesia não é milagre, religião, misticismo ou bruxaria. Simplesmente em sua aplicação ocorre um PROCESSO FÍSICO, onde o radiestesista estabelece contato vibracional com o 'objeto de pesquisa', através da emissão de uma onda mental direcionada que é captada pelo "objeto", emitindo por sua vez uma onda de resposta, sendo esta recebida pelo radiestesista e amplificada pelo aparelho radiestésico utilizado.
...
Utilizando a radiestesia podemos obter uma análise energética bastante precisa dos fatores que possam estar desequilibrando o nosso foco. Muitas vezes temos reações, conturbações, mudança de humores sem que tenhamos uma causa conhecida para isso, nessas situações, pelo desconhecimento, não conseguimos modificar nosso estado e muitas vezes podemos até agravá-lo. Essas interferências podem ser provocadas por energias externas ao homem ou produzidas por ele mesmo. Existem determinados ambientes onde pessoas que lá frequentam constantemente, se desentendem, se agridem, discutem e provocam muita tensão. Nestes locais, normalmente, circulam energias que na Radiestesia são denominadas: "vermelho de face elétrica", normalmente produzidas pelas emoções humanas em desequilíbrio.
Outras qualidades energéticas, que em determinados momentos trazem conturbações a um ambiente, são os focos geopatogênicos ou focos telúricos, que provém de falhas geológicas, terrenos vulcânicos(não é o caso do Brasil), cruzamentos de veios d’água subterrâneos, redes de Hartmann
, Curry e Peyré, mas os malefícios causados por esse tipo de energia só ocorrem quando as pessoas ficam constantemente em contato com elas, como, ao dormir, trabalhar, estudar, etc.
As pesquisas radiestésicas podem se aprofundar no âmbito de ultrapassar fenômenos naturais e desequilíbrios causados pelas emoções humanas, conseguindo identificar também a presença de magia ou quaisquer energias produzidas intencionalmente pelo homem.
Buscamos com isso, através da radiestesia, o reconhecimento e a melhora de nós mesmos e do mundo em que vivemos.
(Texto - Instituto Brasileiro de Pesquisas em Terapias Alternativas - Denise)